Avistamento de aves no Parque Estadual da Lagoa do Açu programado para setembro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Avistamento de aves no Parque Estadual da Lagoa do Açu programado para setembro

Foto: Luana Bianquini / Divulgação
A Gerencia de Unidades de Conservação de Proteção Integral em parceria com as UCs do estado do RJ, lança o calendário de 2015 com o objetivo de agregar toda população. Principalmente os que tem consciência de que "lugar de pássaro é na natureza".

O Parque Estadual da Lagoa do Açu, reservou o mês de setembro para o avistamento de aves no interior da unidade, onde estará recebendo os admiradores de aves de todas as unidades do estado; como também todos os passarinheiros de plantão.

Entre os muitos segmentos do ecoturismo, a observação de aves ou birdwatching se destaca por ser uma atividade de recreação ao ar livre economicamente viável, educacional e compatível com a preservação ambiental. Consiste basicamente em colecionar registros visuais ou auditivos das aves na natureza, utilizando-se binóculos e gravadores, e está orientada por meio de uma filosofia específica. 
Foto: Luana Bianquini
A observação de aves superou a prática do turismo convencional ou de massa. Possui características ambientalistas, educacionais e princípios turísticos inerentes, ou seja, é uma atividade que busca a conscientização ambiental, promove o uso sustentável dos recursos, é economicamente viável e envolve as populações locais. Entre as muitas vantagens de se fomentar a observação de aves, destaca-se a de ser uma atividade de baixo impacto ambiental. 

Geralmente, quem observa aves se desloca nos ambientes naturais em pequenos grupos, caminhando de forma discreta e silenciosa, anotando as espécies vistas, gerando o menor impacto possível no local. 

Programe-se e faça parte deste evento no PELAG.

A entrada no parque é gratuita, contudo os custos de transporte, alimentação e hospedagem são individuais. 

Acesse o calendário AQUI



















Redação / INEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!