Ameaça de ressaca na região deixa a Defesa Civil em alerta - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ameaça de ressaca na região deixa a Defesa Civil em alerta

Foto: Benedito Monteiro
Arquivo Pessoal
A Defesa Civil está em estado de alerta com a possibilidade de ressaca nos litorais da região.

No Farol de São Thomé, a violência das ondas impediu pescadores de acionarem os barcos para pesca em alto mar

Com o alerta da Marinha de ondas de até 3m em alto-mar, embarcações de pequeno porte ficaram em terra. Na praia do Farol de São Thomé, com a ventania, a areia quase chegou ao asfalto.

A Colônia de Pescadores Z-19, em Farol, orientou os pescadores desde a última terça-feira (12/8) sobre os perigos de entrar no mar para a pesca. "O mar está bem agitado desde terça-feira e a previsão é que essa condição permaneça até sábado ou domingo, segundo a Capitania", disse o secretário da Colônia, Genivaldo Sales da Silva. 

Farol: ventania joga areia na orla

No Farol, foi possível perceber que próximo ao asfalto da Avenida Atlântica havia areia da orla, arrastada pela ventania. "Está frio demais aqui, mais do que quarta. Uma ventania fora do comum. Só estou na rua porque saí do trabalho para ir almoçar. A maré realmente não está para peixe, e se a gente ficar na rua, corre o risco de ser derrubado pelo vento", disse o lanterneiro João Carlos Pereira. 

Na área urbana, os campistas também tiveram que se agasalhar. "A queda de temperatura foi brusca, mais do que estamos acostumados. Mas gosto de inverno, a gente se arruma mais e fica mais elegante", disse o comerciário André de Almeida, que tirou do armário cachecol, bota e pulôver.

O técnico em meteorologia e membro do Instituto Histórico e Geográfico Carlos Augusto Souto informou que, além da queda de temperatura, a mudança do tempo também inclui chuvas, de leves a moderadas. 

De acordo com Oliveira, as praias de toda a região estão sujeitas à ressaca. “A restrição à utilização de barcos nos mares é passada diretamente pela Capitania à colônia de pescadores. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Todas as cidades da região — como Campos, Macaé e São João da Barra — estão sujeitas a essa possibilidade de ressaca, com ondas nos mares chegando a até 3 metros de altura”, informou.

Segundo informações do site Climatempo, a previsão do tempo para esta sexta-feira (15), em Campos, é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, tendo muitas nuvens também no período noturno. A temperatura máxima para a cidade é de 24ºC e a mínima de 17ºC. Ainda de acordo com o site, a previsão para sábado é de sol com algumas nuvens, com mínima de 16ºC e máxima de 26ºC. Já no domingo, o sol está previsto com muitas nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite e a temperatura variando entre 18ºC e 25ºC. A previsão é a mesma para São João da Barra e Macaé, apenas com alterações na variação de temperatura que, neste final de semana, oscila entre 16ºC e 25ºC.









O Diário RJ / Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!