sexta-feira, 13 de junho de 2014

Procon elabora cuidados para fugir das dívidas

Reprodução
Com a grande oferta de crédito nos últimos anos aumentou também o número de pessoas endividadas, boa parte delas estão em situação crítica, sem condições de quitarem seus compromissos.


A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Campos) está atenta ao fato e tem feito campanhas sucessivas para conscientizar o cidadão. O consumidor brasileiro não está devidamente preparado para lidar com as regras de consumo, observando os valores dos produtos, suas taxas de juros, multa por inadimplemento e número de parcelas. Sem observar esses detalhes fica evidente que vai haver descontrole nas suas finanças. O cartão de crédito foi apontado famílias endividadas como um dos principais tipos de dívida, seguido pelos carnês de lojas, financiamento de veículos e viagens.

De acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares o órgão municipal de defesa do consumidor tem feito um trabalho educativo permanente, buscando conscientizar os consumidores, evitando que os mesmos sofram as consequências do superendividamento. “Por desconhecimento das leis e por desinformação, muitos consumidores contratam serviços e produtos, sem ao menos ter a noção exata de quanto vai pagar ao final do contrato. Somado a isso, insistem em ter várias prestações, de valores diferentes, mas que somadas comprometem seu salário acima do necessário. O problema muitas vezes é mais de educação financeira do que utilidade do produto que se deseja adquirir”, destaca Dr.ª Rosangela Tavares.

O Procon/Campos divulga alguns cuidados básicos que todos os consumidores devem observar

- Fazer um diagnóstico e ter o controle das suas dívidas atuais. Pode não ser o momento de contratar novas dívidas.

- Se o endividamento for alto é preciso rever suas contas, para não pagar muitos juros. Na maioria dos casos, vale economizar por um tempo e comprar à vista.

- Existe uma diferença de endividado para inadimplente, pois aquele não tem contas em atraso, mas tem dívidas programadas.

- Reduzir os gastos e ter um comportamento financeiro controlado. – Evite os pequenos deslizes no controle do orçamento, pois apesar de pequenos, quando somados, podem causar impacto negativo nas contas. – A soma das despesas fixas não podem ultrapassar 75% do salário líquido; – atenção quanto ao limite do cartão de crédito se esse passar a ser insuficiente para as compras, pois está tomado com compras parceladas; – Evite ter mais um cartão de crédito e utilizar linhas de crédito complementares, como o cheque especial, para passar o mês.









C24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| Geral |

| DESTAQUE |

ALAMBIQUE DO LELEY - Lazer, Comida Caseira, Tranquilidade, Ar Puro e a Premiada e Melhor Cachaça do Brasil

Você conhece o Alambique do Leley?  Foto: Fabiana Henriques Para os amantes da boa comida, do lazer, de um bom bate papo e que adora...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.