Mistérios da Curva da Loira na Campos/Farol se mantêm por décadas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mistérios da Curva da Loira na Campos/Farol se mantêm por décadas

Foto Silvana Rust
Reza a lenda que uma loira sofreu um acidente e morreu antes de se casar. Desde então, ela aparece a cada fatalidade no mesmo local

Em uma curva nunca se sabe o que se vai encontrar. É com o mesmo ar de mistério que as histórias da “Curva da Loira”, na RJ-216 (Campos/Farol de São Thomé), se mantêm durante décadas. Reza a lenda que uma loira, vestida de noiva, sofreu um acidente e morreu ali antes de se casar. Desde então, ela atormentaria os motoristas dessa estrada e provocaria fatalidades. Pode até ser estória, mas também é fato que inúmeros acidentes acontecem nesse trecho e a tal curva foi deixada de lado em troca de uma nova via de acesso. Misteriosamente, depois da mudança, ninguém mais foi surpreendido com a loira no caminho.

O casal José da Conceição, de 75 anos, e Maria Augusta da Conceição, de 67 anos, mora na localidade de Bugalho e se lembra de quando sofreu um acidente há onze anos na curva. Você deve estar se perguntando se eles viram a loira. Não, eles não viram, mas desde essa época escutam falar e acreditam na história.
Foto: Silvana Rust
 “Estávamos eu, minha esposa e dois netos no Chevette, pela manhã, saindo da igreja Santo Amaro, quando perdi o controle da direção. O carro capotou e parou em pé em uma estaca. Não vi a loira, mas ela puxa para fora da curva e provoca muitos acidentes”, acredita o senhor José.

Dona Maria Augusta conta que gritou muito para Santo Amaro proteger toda a família. Ela disse, inclusive, que era comum os motoristas da empresa Progresso verem a loira no caminho.

“Na antiga curva ninguém passa mais. Levei muitos anos sem ir para o lado de lá. Fiquei com trauma de passar por curvas, principalmente de carro”, disse.

O morador Joílson da Silva, de 46 anos, há quinze anos mora exatamente na casa de frente para a curva. Ele apontou um vizinho que já acudiu várias vítimas atormentadas pela loira.

“De madrugada, meu vizinho costuma tirar leite no curral próximo. Ele carrega histórias antigas e os relatos das pessoas são sempre muito parecidos. Mas, o que esses relatos não explicam é aonde o viúvo se esconde”, questionou com risos.










Jornal Terceira Via

13 comentários:

  1. No segundo parágrafo na 9¤ linha está escrito "estória", li umas 3 vezes pra ver se era isso mesmo que entendi, coloca no corretor antes de publicar o texto gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História é usado para ensino e estória para contos e causos. Ok?

      Excluir
    2. Sinônimo de estória

      10 sinônimos de estória para 2 sentidos da palavra estória:

      Narração:
      1 caso, crônica, episódio, exposição, narrativa, conto, resenha.
      HIstória:
      2 história, historieta, historíola.

      Excluir
  2. Significado de Estória
    s.f. Texto popular; narrativa tradicional: estória infantil.
    Gram. Palavra preferencialmente usada para designar uma narrativa de ficção: a estória da vovó.

    ResponderExcluir
  3. Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu dedo ja tava coçando pra responder isso a esses ai de cima! aushaushauhsuahsuahsu

      Excluir
  4. Querida, vá estudar e busque o significado de ambas palavras!!! Pelo amor de Deus !!! Historia: Fato verídico e estória: conto, lenda!!! Então se encaixa perfeitamente no contexto da estória a forma ao qual foi escrita!

    ResponderExcluir
  5. Uma postura bem infantil de dois jovens que devem estar aprendendo gramática agora e acham que " corrigir" um erro de português é tirar onda. Ainda foram precipitados.
    Crente que ao entrar nos comentários encontraria algum relato que agregasse, ESTÓRIAS do povo sobre esta lenda urbana que, hoje, é parte importante do Folclore Campista, deparei-me com dois comentários fúteis. Que pena!
    Esperando algum comentário realmente relevante.

    ResponderExcluir
  6. O povo quer corrigir mas não sabe nem a diferença de história / estória kkkkk

    ResponderExcluir
  7. kakakakaka esse povo inteligente que se acha e gosta di ler a materia pra encontrar erros tem que deixar a net di lado e ler mais um dicionario antes de criticar qm estuda ne!Pudiam durmir sem essa "estoria"

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!