Ailton Neto - Atleta destaque do mês de Abril na Shark Bodyboard - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ailton Neto - Atleta destaque do mês de Abril na Shark Bodyboard

Ailton Neto
Este mês a Shark Bodyboard teve o prazer de entrevistar um grande atleta morador da praia do Farol. Ele representa a cidade de Campos dos Goytacazes e o seu quintal é na praia do Farol de São Thomé mais precisamente no xexé. Lugar onde ele nasceu e viveu.

Hoje, um rapaz de 18 anos relembra os bons tempos de moleque em que ia para a praia com o irmão e o pai, onde começou a ter gosto pelas ondas.
Foto: Ailton Neto
Shark Bodyboard - Como surgiu esse amor pelas ondas, esse gosto de surfar?

Ailton Neto – Meu pai me levava para o mar desde novo. Eu e meu irmão aprendemos a surfar na prancha de surf, depois que meu irmão e meu primo apareceram com o bodyboard. Aí me espelhei neles. Eu não tinha equipamentos para surfar, mas sempre dava um jeito. Usava pedaços de prancha quebrada e pés de pato remendado. Zozó, um amigo do xexé, achava pedaços de equipamentos e consertava para ajudar a gente que não tinha condições de comprar. Graças ao Zozó, Ailton e muitos outros jovens puderam se jogar de cabeça no esporte e mudar o rumo da história da vida deles.

Com o tempo, o gosto pela coisa foi se intensificando. Passou a observar campeonatos e se inspirar cada vez mais no irmão mais velho.

Shark – Como surgiu o gosto pelas competições ?

Ailton – Eu comecei a ver os campeonatos e comemorar as vitórias do meu irmão, isso só me motivou a treinar para os campeonatos.

Já deu para perceber quem foi o espelho para o Ailton Neto, mais conhecido como Netinho. Nos dias de hoje ele e o irmão, Amilton Júnior, correm os circuitos juntos e dão bastante trabalho a essa garotada. Ainda mais depois de Netinho ter a oportunidade de surfar em uma das maiores e melhores ondas para a prática do bodyboarding.

Shark – Fale um pouco sobre a sua experiência em Arica no Chile. Qual a sensação de surfar em uma das melhores ondas do mundo, para a prática do bodyboarding?

Ailton – Foi uma experiência enorme, o pico é alucinante, ondas bem rápidas e gigantes. Sem falar das pedras que põe medo e são bem perigosas. Eu sair do xexé para pegar àquelas bombas foi muita doideira. Mas valeu muito a pena.

Nesta viajem Netinho teve a oportunidade de participar do maior evento mundial. Sua participação foi incrível, deu para sentir a vibração de um evento mundial. Mas, infelizmente nem tudo são flores, e ele conta porque.

Shark – Quais as dificuldades que você enfrenta?

Ailton – A falta de patrocinador. Porque nesse esporte é difícil se sustentar com premiação, por ter muitos atletas de alto nível e sem contar nos gastos em cada etapa.

Mesmo com tanta dificuldade para se manter nos campeonatos e com tantos atletas de ponta nos eventos Netinho não desanimou, muito pelo contrário, decidiu virar profissional e enfrentar a fera.

Shark – Primeiro ano como atleta profissional, o que mudou na sua carreira. Quais são agora as cobranças?

Ailton – Mudou o foco, você competindo com atletas profissionais aprende o que não tem como aprender nas categorias de base. E começa a ver as competições com outros olhos. Você começa a focar bem mais no treino buscando a evolução, se preocupa mais com a alimentação e comer mais frutas. Não se envolver com drogas também é importante para um profissional. Porque atrasa seu desenvolvimento no esporte.

E é nessa linha que ele vai. Vai... e vai mesmo. Primeiro ano como profissional e já deixou muitos veteranos para trás. Não era por mal, depois de vermos o quanto ele é determinado no trabalho que faz.

Shark – Primeiro ano como pró, e você por duas vezes consecutivas tirou “doces da boca” de muitos profissionais. O que passa pela sua cabeça sobre isso tudo?

Ailton – Quando eu me lembro do passado, nunca que iria imaginar chegar onde estou. Agradeço a Deus por isso e penso que em cada etapa tem um merecedor, é só saber esperar, correr atrás e não desistir. Tenho certeza de que é com a fé que a vitória vem. Todos nós somos capazes.

Um poço de humildade e fé. Sem palavras mas ainda insistindo em saber mais sobre a sua carreira profissional fomos buscar nos sonhos do nosso amigo a confirmação de tanta determinação e foco.

Shark – Você já mostrou por diversas vezes que é um atleta de ponta e que tem capacidade suficiente para ocupar um espaço na elite do bodyboard mundial. Esse é o seu foco principal?

Ailton – Sim, é o que mais gosto de fazer e vou lutar para chegar lá. Mas sempre levando os estudos junto.

Shark – Em sua opinião, o que falta para que atletas como você possam chegar aos eventos mundiais?

Ailton – O que falta são viagens para outros tipos de mares. Porquê nesse mar que temos não da para desenvolver as manobras de alto nível e o ganho da experiência no mar também.

Agradeço de coração a todos que torcem por mim, o bodyboard é irado e transforma vidas. E um abraço pro chapa Cleiton Aquino.

Relação dos títulos:

- Bicampeão do Circuito Brasileiro de 2010 e 2011 na categoria sub 16.
- Campeão UBCS e vice do Circuito Estadual em 2012 na categoria Open.
- Circuito Brasileiro, saiu dos Trial e entrou na lista dos 16 melhores do circuito 2013, em 12º.
- Pro 2014 ele quer dar seu máximo para ter o primeiro título como profissional.

Informações pessoais:
Nome: Ailton Rangel de Azeredo Neto.
Idade: 18 anos.
Nascido em: 07/10/1995.
Onde mora: Campos dos Goytacazes – Farol de São Thomé / Xexé.
Entrevista para a TV Record, no Xexé






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!