Na contagem regressiva para o verão - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Na contagem regressiva para o verão

A partir do próximo final de semana, a praia de Farol de São Thomé, em Campos, começa a receber veranistas e turistas para o Verão da Família 2014.


Desde o mês passado, várias serviços estão sendo realizados na única praia do município para melhorar a estrutura, como a instalação de refletores, intensificação da limpeza, e disponibilização de informações turísticas num estande, que começa a funcionar no próximo dia 31. 

Numa parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Meio Ambiente, administração do Parque Estadual Lagoa do Açu e Projeto Sala Verde, do Instituto Federal Fluminense(IFF), o Projeto Ecotur, que leva os interessados a conhecerem diversos pontos ecológicos em Farol, vai funcionar todos os domingos. Através de um ônibus, o Ecotur vai visitar pontos como o Parque Estadual do Açu, Manguezal do Carapeba e Restinga do Xexé. O agendamento para o Ecotur será no próprio estande da prefeitura.

Noventa barracas no litoral

O subsecretário de Postura Municipal e o coordenador do Verão da Família 2014 na praia do Farol de São Thomé, Fabiano Araújo Mariano, revelou que os fiscais estarão atuando durante toda a temporada para garantir o ordenamento dos espaços públicos. Mariano revelou que só vão trabalhar na praia os ambulantes credenciados e sorteados.

Para o Farol, serão disponibilizadas 90 barracas, sendo 20 destinadas à atividade exclusiva de artesanato e 70 para venda de bebidas e alimentos, além de 150 vagas para carrinhos circulantes (bebidas, pipoca, churros entre outros). "Os fiscais estarão presentes nos eventos culturais, como trios e show, e esportivos para estarem identificando as irregularidades e resolvendo-as na mesma hora", disse Mariano, esclarecendo as barracas e circulantes deverão estar devidamente identificados, facilitando tanto o trabalho deles quanto dos fiscais.

De acordo com Mariano, para o funcionamento dos estabelecimentos, os ambulantes deverão obedecer rigorosamente várias normas. A desobediência acarretará na retirada da barraca e do circulante, além de serem notificados. 

Instalação de refletores

A Superintendência de Iluminação Pública, da secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, está realizando os trabalhos de reforço da iluminação na praia campista. Serão cerca de 50 refletores de 400 wats espalhados por diversos pontos da praia.

Locais como o camping, arena de futebol, saída do trio elétrico, rodoviária, postos de saúde, Aldeia do Sol, Lagamar e Xexé receberão iluminação reforçada, pois são locais em que há maior concentração de pessoas. A ação será um trabalho conjugado com as demais atividades para promoção de segurança do 8º Batalhão de Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

Limpeza - Diariamente, a concessionária Vital Engenharia Ambiental manterá uma equipe padrão com 30 pessoas. No dia primeiro de janeiro, haverá um reforço e cerca de 120 pessoas estarão divididas. Em janeiro, também, começa a coleta seletiva na praia. Na coleta domiciliar, também, haverá reforço: serão três caminhões.









O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!