Embarcação com cinco pessoas naufraga em Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Embarcação com cinco pessoas naufraga em Farol de São Thomé

(Foto: Silvana Rust)
Chegou a terra firme por volta das 14h a embarcação de Farol de São Thomé que resgatou os cinco tripulantes da embarcação Ainoan, que naufragou na noite desta quinta-feira (19/12), a 10 milhas de São João da Barra.

Um dos pescadores resgatados disse que houve uma tempestade e surgiu uma onda gigante, que afundou a embarcação.

Os cinco pescadores de Barra do Itabapoana, município de São Francisco de Itabapoana, estavam no mar há oito dias e contaram que por volta das 19h desta quinta-feira (19/12), ocorreu uma tempestade e uma onda gigante afundou a embarcação. Os cinco homens, sendo três deles irmãos, passaram a noite inteira agarrados a casaria do barco, a única parte que ficou de fora.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, na embarcação, do distrito de Barra de Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana, havia cinco pessoas. Todas conseguiram sobreviver. Outro barco, do Farol de São Thomé, encontrou os pescadores à deriva e fez os primeiros socorros.

Leonardo Ribeiro Fontão, 28 anos; Altamir Ribeiro Fontão, 36 anos; Rosiveldo Ribeiro Fontão, 43 anos; Gilvan Cordeiro Alves, 23 anos; Jeferson Douglas Lopes de Souza, 21 anos foram levados ao Hospital Ferreira Machado, em Campos. Os cinco estão estáveis e ficarão em observação no repouso do hospital. 

Segundo o pescador Fábio Rangel, que tem 23 anos de profissão, ele e mais dois pescadores de Farol de São Thomé, estavam navegando quando se depararam com os cinco homens desesperados, por volta das 11h desta sexta-feira (20/12). Ele contou que choveu forte durante a noite. “A tempestade da madrugada talvez tenha contribuído para o acidente. Ventava muito no momento. Encontramos os pescadores por volta das 11h. Um estava com corte profundo na mão e outro tinha um grande corte no pescoço”, relatou.

Os três pescadores de Farol resgataram os cinco de Barra e fizeram contato com o Corpo de Bombeiros Militar, que imediatamente enviou uma equipe de mergulhadores e equipes médicas para o Terminal Pesqueiro de Farol, um helicóptero também foi acionado, mas não foi necessária a utilização da aeronave, pois o barco conseguiu chegar a praia antes.

Fábio ainda diz que, apesar da experiência em alto-mar, nunca tinha visto um acidente dessas proporções. “Nossa primeira reação foi de salvar às vidas. Levamos os cinco para a praia e ligamos para os donos de nossa embarcação, para poderem chamar o socorro. Sou pescador há 20 anos e nunca presenciei um acidente assim, fiquei muito nervoso”, contou.

O Corpo de Bombeiro demorou aproximadamente duas horas para fazer o resgate. Para ajudar na retirada da embarcação naufragada, os Bombeiros enviaram três viaturas,  onde os cinco pescadores receberam o primeiro atendimento médico, mergulhadores e um helicóptero do Rio de Janeiro. Uma ambulância da prefeitura de Campos também participou da ação.





 Fotos: Saulo Garcez 

































 Carlos Grevi






Um comentário:

  1. DEUS É FIEL.QUE O SENHOR JESUS VENHA ABENÇOAR PODEROSAMENTE OS TRES PESCADORES QUE RESGATARAÕ OS CINCO COLEAS D PROFISSAÕ.FOI A MAIOR E A MELHOR PESCA DESSES GUERREIROS DO MAR.

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!