sábado, 26 de outubro de 2013

Secretaria de Meio Ambiente realiza consulta pública no Farol

Arquivo
Foi realizada neste sábado (26) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, consulta pública em cumprimento à legislação ambiental para a criação de Unidade de Conservação para proteção da Área de Refúgio da Vida Silvestre do Mangue da Carapeba, situada ao Sul da Praia do Farol de São Thomé.


O evento foi realizado na Colônia de Férias da Terceira Idade e reuniu técnicos da secretaria, moradores e representantes de entidades da sociedade civil organizada. 

O secretário de Meio Ambiente, Zacarias de Albuquerque, explicou que a criação da Unidade de Conservação faz parte do plano diretor do município e é necessário para preservar o estuário e sua fauna e flora, de forma a obter a licença de operação do Complexo Logístico Industrial Farol - Barra do Furado, entre Campos e Quissamã. 

Durante a consulta pública, a assistente técnica da secretaria, Isaura Areas, apresentou estudos organizados pela equipe técnica do órgão, bem como as pesquisas de órgãos ambientais de universidades realizadas sobre a biota existente no Mangue da Carapeba. Foram apresentadas as providências para criar a Unidade de Conservação, que visa proteger aves de várias espécies, plantas, moluscos, peixes, que são gerados no mangue, graças ao ambiente especial, formado pelo encontro de água salgada e água doce. 

De caráter interativo, os técnicos da secretaria responderam perguntas e tiraram dúvidas de moradores e representantes de entidades, a exemplo de Elizabete Barcelos; da assistente de mobilização em logística, Isabela Souza, da NEA-BC (Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos); bem como Aprígio Barcelos, membro efetivo da NEA-BC e da Agenda 21 Campos e participante da Agenda 21 Comunitária da Praia do Farol de São Thomé e do Projeto Orla.

- A consulta pública é muito importante neste processo. Trata-se de uma iniciativa participativa cidadã. É de todo interesse da nossa entidade conhecer as atividades dos empreendimentos que vão se instalar no Farol de São Thomé, que envolvam o meio ambiente – declarou Isabela Souza.

- Sou conhecedor de todo sistema ecológico da Baixada há muito anos. Depois que me aposentei, me tornei morador da Praia do Farol de São Thomé. Por conhecer bem todo o sistema ecológico da Baixada Campista há mais de 50 anos e por ter preocupação com as áreas alagadas do nosso litoral, vim participar para conhecer detalhes do projeto de criação da Unidade de Conservação do Mangue. Acho muito importante os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente virem até a comunidade mostrar o que é o projeto e ao mesmo tempo que tiram nossas dúvidas, também podemos contribuir com algumas informações e sugestões. Eu sugeri, por exemplo, que parte das áreas alagadas estejam incluídas na Unidade de Preservação - disse Aprígio Barcelos.









Secom / PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| Geral |

| DESTAQUE |

Motoristas podem agendar vistoria sem pagar o IPVA a partir de terça

Divulgação Motoristas podem agendar, a partir da próxima terça-feira, a vistoria de veículos no site do Detran sem a necessidade de p...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.