Nono dígito para os celulares vigora a partir deste domingo - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Nono dígito para os celulares vigora a partir deste domingo

Arquivo
A partir deste domingo, dia 27 de outubro, todos os telefones celulares dos estados do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e do Espírito Santo (DDDs 27 e 28) terão o dígito 9 acrescido ao início dos números, com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).





A  medida já tinha sido adotada na capital paulista e arredores (DDD 11).

A mudança, tomada para atender à demanda crescente pelo serviço, não se aplica a serviços móveis especializados de rádio iniciados com os dígitos 77 e 78.

De acordo com o coordenador de Numeração da Anatel, Afonso Feijó, a capacidade do sistema com oito dígitos permite 37 milhões de acessos ao serviço móvel para cada DDD. “Com o acréscimo do nono dígito, a capacidade passará para 90 milhões”, informou.

- No Rio de Janeiro, a capacidade está se esgotando. Atualmente há pouco mais de 20 milhões no DDD 21. Em todo o estado há cerca de 25 milhões. No interior de São Paulo, há aproximadamente 30 milhões de usuários – justifica Feijó.

Para evitar transtorno aos usuários, as chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 5 de novembro, no caso do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A partir dessas datas, uma mensagem orientará o usuário sobre a mudança. “Dependendo da característica de cada rede, a ligação poderá ou não ser completada”, acrescentou Feijó.

A previsão é de que os celulares de todo país estejam padronizados com nove dígitos até o final de 2016, com a entrada dos estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além do Acre e Tocantins. Os demais estados da Região Norte terão o nono dígito acrescido até o final de 2014; e os do Nordeste, além de Minas Gerais, até o final de 2015.








Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!