Mangue da Carapeba: consulta pública neste sábado no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mangue da Carapeba: consulta pública neste sábado no Farol

Foto: Fabiana Henriques

A secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza neste sábado (26) de 9h às 12h, uma consulta pública para a criação de uma Unidade de Conservação para a proteção da Área de Refúgio da Vida Silvestre do Mangue do Carapeba, localizada em Farol de São Thomé.


A consulta será realizada na Colônia de Férias da Terceira Idade e vai reunir segmentos acadêmicos, Ongs, sociedade civil organizada, além da população em geral. 

- A consulta é um momento de apresentação dos estudos técnicos para viabilizar a criação da unidade, ou seja, é o momento de conhecer o projeto e tirar as dúvidas. Além disso, é uma exigência da lei do sistema nacional das unidades de conservação – informa o secretário Zacarias Albuquerque. 

Durante a consulta, serão apresentados estudos organizados pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, além de estudos de órgãos ambientais e universidades, que comprovam as riquezas naturais do Mangue do Carapeba. 

- O objetivo é preservar o espaço do Mangue do Carapeba, que abriga aves de várias espécies, além de ser um berçário muito rico para a reprodução de espécies, como peixes e camarões também. O mangue é o encontro de água salgada e água doce, espaço para encontro de crustáceos como caranguejos e guaiamuns - informa. 

Passada a etapa de consulta pública, será criada a lei. “Em seguida, a secretaria já planeja a construção do Centro de Visitantes, da sede administrativa e, também, fiscalização da unidade de conservação, cuja proposta é ser realizada pelo Grupamento ambiental. Para isso, foi necessário o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”, disse o secretário. 











Secom / PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!