quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Defeso da piracema até 28 de fevereiro

A piracema ou época de Defeso consiste a época em que a legislação protege as espécies nativas visando a desova destas espécies e consequentemente perpetuação das espécies.

Sendo assim fica estritamente proibido a captura de qualquer espécie nativa nesta época, assim apenas as espécies exóticas (as quais foram introduzidas em um local onde não eram originárias) podem ser capturadas.

Na nossa região, o defeso da piracema ocorrerá de 01 de novembro de 2013 a 28 de fevereiro de 2014.

Nesta época a polícia ambiental realiza fiscalizações sistemáticas, visando coibir a pesca ilegal. No período do defeso portanto a pesca profissional e amadora, embarcada ou desembarcada de espécies nativas é proibida.

Um ponto importante é, todo o pescado obtido em Pesque Pague e outros, devem ser transportados com nota confirmando a origem do pescado, ou seja, provando que este é de criatórios e não oriundo da natureza, caso contrário, em uma abordagem de fiscalização, o pescador sem nota comprovando a origem do pescado estará sujeito as penalidades prevista pela legislação, estando sujeito a detenção, multa que pode variar o valor dependendo da quantidade de pescado e apetrechos de pesca apreendidos.

O período de defeso pode variar dependendo do estado além de outros fatores . Por isso é de extrema importância, entrar em contato com as autoridades locais, para saber qual portaria esta vigorando em seu local de pesca.

Períodos de defeso contribuem para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros.

Entre o período de novembro a fevereiro diversas espécies continentais entram no período de defeso. O defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu  maior crescimento.  Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.










Pesca evolution / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| Geral |

| DESTAQUE |

Como denunciar um crime virtual passo a passo. Perfil falso na internet dá 5 anos de prisão

Divulgação Se passar por outra pessoa na internet é crime de Falsidade Ideológica e o usuário pode pegar até cinco anos de reclusão, m...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.