Começa nesta terça-feira 01/10 o período de defeso dos caranguejos Uçá e Guaiamum - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Começa nesta terça-feira 01/10 o período de defeso dos caranguejos Uçá e Guaiamum

Reprodução
Começa nesta terça-feira, 01/10, o período de defeso do caranguejo uçá e Guaiamum na região norte do Estado do Rio de Janeiro. 
De acordo com o governo do estado, este é o último defeso geral do caranguejo em 2013. Neste período os animais não devem ser retirados de seu habitat natural para que ocorram os acasalamentos e desova nos mangues. Ainda, no período de 01 de dezembro a 31 de dezembro permanece o defeso, mas apenas espécies fêmeas.

Também entra hoje (01)  no período de defeso o Guaiamum com carapaça inferior a 08cm. O período dessa espécie vai até 31 de março de 2014. O defeso da piracema começa em 01 de novembro a 28 de fevereiro de 2014 e o camarão entra no período de defeso em 01 de março e permanecerá até 31 de maio de 2014, segundo informa o Ibama.

Durante o defeso, fica proibida a captura, o transporte, o armazenamento, o beneficiamento e a comercialização de animais vivos e patas de caranguejo ou Guaiamum. Segundo as autoridades ambientais, este tipo de ação é necessária para que seja mantido o equilíbrio ambiental da espécie, permitindo a produção sustentável do alimento. A medida visa garantir o sustento de comunidades pesqueiras, que vivem em torno dos mangues do Norte do estado, como por exemplo no Terminal Pesqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!