Você sabia que alguns remédios podem chegar a ser gratuitos nas farmácias? - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 22 de setembro de 2013

Você sabia que alguns remédios podem chegar a ser gratuitos nas farmácias?

Saiba como proceder para retirar os
medicamentos nas farmácias populares
A economia de recursos gerada com a compra de genéricos pelo Ministério da Saúde nos últimos anos tem permitido a ampliação de medicamentos distribuídos de forma gratuita pelo SUS e nas farmácias privadas, no programa Aqui Tem Farmácia Popular.


O programa também disponibiliza alguns medicamentos com até 90% de desconto, subsidiados pelo Governo Federal e o número de medicamentos ofertados cresceu de oito para 25 itens.

Já a rede própria do governo oferece 113 itens em 556 unidades. São medicamentos para hipertensão, asma, diabetes, colesterol, osteoporose, doença de Parkinson, além de contraceptivos. Na rede pública de saúde, o ministério ampliou a lista de medicamentos do SUS para 810 itens.

Como adquirir medicamentos - Para adquirir medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o cidadão deverá comparecer ao estabelecimento credenciado no programa Aqui Tem Farmácia Popular portando CPF próprio, receita médica válida e documento com foto. A receita deverá ser prescrita por um médico da rede pública ou privada.

SUS facilita acesso a idosos – Desde dezembro de 2009, os idosos não precisam sair de casa para ter acesso aos medicamentos oferecidos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil. Quem tem 60 anos ou mais pode assinar uma procuração para que qualquer pessoa compre os remédios, em seu nome, nas farmácias particulares com o selo Aqui tem Farmácia Popular. Para comprar os medicamentos no lugar do idoso, a pessoa deve levar procuração reconhecida em cartório, a receita médica (de unidade de saúde pública ou privada), os documentos de identidade e CPF próprios e os do paciente. As receitas têm validade de 120 dias a partir da emissão.













Portal Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!