132 anos dia 29 de julho. Você conhece o Farol de São Thomé? - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 17 de julho de 2014

132 anos dia 29 de julho. Você conhece o Farol de São Thomé?

Na chegada à praia do Farol, todos se deparam logo de cara com o enorme farol vermelho no interior da área da marinha.

A data de inauguração, 29 de julho 1882, às 15:30 horas, foi escolhida especialmente para coincidir com o aniversário de 36 anos da Princesa Isabel.

O monumento com 45 metros de altura e 216 degraus, foi projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel  o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, em Paris. Pelo menos é o que diz o site Wikipédia e alguns sites da França.

Foi ele, o “Gigante Vermelho”, que observou o surgimento de uma comunidade ao seu redor, e que serve como ponto de referência para os navegantes.

A guarnição do Farol de São Thomé é a responsável pelo serviço diário de acender e apagar  como também fazer observações meteorológicas e enviar ao Centro de Hidrografia da Marinha, em Niterói.

A importância do Farol se dá pela segurança que presta aos navegantes amadores e profissionais, por sinalizar a existência de elevações rochosas e extensas que ficam cobertas pela superfície d’água como corais e bancos de areia e que só podem ser observados bem de perto.

A localidade se formou em torno do Farol de São Thomé, instalado pela Marinha no local há cerca de 130 anos. O farol, que dá nome a localidade, é de origem francesa, funcionando no centro de um terreno em área militar.
 
Sua estrutura de 45 metros de altura em ferro fundido não leva solda e antigamente a iluminação era feita utilizando querosene como combustível.Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. Com sua inauguração foi possível ser feito o tráfego marítimo  com maior segurança.

Sua importância cresceu com a intensificação do tráfego de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Cabo São Thomé.
Este famoso cabo, esquina onde todos os navios que se dirigem do norte ao Rio, Santos ou Buenos Aires passam, possui um longo banco de areia, chamado Banco de São Thomé, que se estende a umas 8 milhas da costa, e a linha de 20 metros de profundidade a umas 20 milhas.
A Praia do Farol de São Thomé       
  Nos 40 km de sua orla estão plantadas casuarinas. Suas águas mudam de cor conforme os ventos, sendo que, na maior parte do ano, sua tonalidade é cor da areia. É propícia para banhos e prática de surfe. Durante o verão há vasta programação de eventos culturais, esportivos e de lazer promovidos pela Prefeitura da cidade.

O Farol de São Thomé não é uma cidade e também não é um distrito. É apenas uma linda praia que não está a altura, com relação a desenvolvimento e infraestrutura, do petróleo que produz.

Jardim Novo Farol II ou simplesmente XEXÉ
A restinga do Xexé é uma área prioritária de proteção pelo PROBIO/MMA (Programa de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente) e representa o último remanescente de Mata de Restinga no litoral do município de Campos dos Goytacazes. Segundo IGESA (Kristosch, com. pess.) esse ecossistema é um dos mais ameaçados do Brasil, ocupa uma região de intensa especulação imobiliária, isto é, a região imediatamente costeira, sendo foco de uma série de ações conflitantes no que diz respeito ao seu uso.

   
   

Uma das principais importâncias ecológicas desse ecossistema é o de servir de refúgio para espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo, o sabiá da praia (Mimus gilvus) e a preguiça de coleira (Bradypus torquatus). Além disso, a Restinga do Xexé é área de desova da tartaruga marinha cabeçuda (Caretta caretta).

A região possui ainda uma importância sócio-ambiental e econômica, uma vez que se encontra ali uma grande quantidade de indivíduos da espécie Schinus terebinthifolius (aroeira), espécie essa cujos frutos possuem valores altos no mercado externo e podem ser uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a população local se for bem orientada seu extrativismo.

 
  
 
Os frutos da aroeira ocorrem na época em que o camarão entra no defeso, sendo uma alternativa para o sustento das famílias de pescadores. Atualmente esse extrativismo vem ocorrendo de maneira ilegal e desordenada gerando impacto para a fauna e flora local e colocando em risco o próprio recurso para as famílias no futuro.


Farolzinho

Construído com a finalidade de auxiliar a orientação nas navegações da costa de oceânica da região em 1882, localiza-se no ponto onde fica o Cabo de São Thomé. Funciona com energia solar. Suas proporções e alcance do feixe de luz o tornaram obsoleto, fato que motivou a construção do novo farol cuja construção e localização deram origem e fama à Praia do Farol. A visitação é apenas externa e a vista panorâmica é bastante interessante. Latitude: -21.95960402127 Longitude: -40.99411010741
    
 Lagamar
APA (Área de Preservação Ambienta)l do Lagamar, protegida por Lei Municipal desde 1993. Pedaço privilegiado do litoral serve como contraponto ao agito da praia, no período do verão. A APA do Lagamar é um local tranqüilo, adequado para andar de pedalinho e caiaque bem como praticar windsurfe e barco à vela. Possui 12 quiosques e estacionamento para 80 veículos.
 Manguezal da Ilha da Carapeba
O Manguezal da Ilha da Carapeba está situado na zona estuarina formada pelo encontro do Canal da Carapeba e Canal do Viegas, sendo que estes corpos d’água unem-se em uma única calha para desaguar no Canal da Flechas, localizado na fronteira de Farol e Barra do Furado, ou seja, dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã. A área do Manguezal da Carapeba é um dos últimos remanescentes deste ecossistema no município, sendo considerada como área de preservação natural.
 Lagamar – (Fotos: Fabiana Henriques)
 Mangue da Carapeba – (Fotos: Fabiana Henriques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!