Terminal Pesqueiro: prefeitura recebe Estado e União por projeto - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Terminal Pesqueiro: prefeitura recebe Estado e União por projeto

Arquivo

“O Terminal Pesqueiro que será construído no Farol de São Thomé e que contemplará cerca de mil pescadores de Farol de São Thomé (Campos) e do município de Quissamã, será modelo para o Brasil e vai impactar positivamente a economia da região da Baixada Campista”.

A afirmativa é do diretor de Infraestrutura e Logística do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Jorge da Silva Junior, feita nesta quinta-feira (26) em Campos, ao lado do secretário de Pesca e Aquicultura de Campos, Jaildo Vieira Reis. 

Eles participaram de reuniões com membros do Comitê Gestor do Projeto do Terminal Pesqueiro; com o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, com o presidente da Colônia de Pescadores Z-19 Farol de São Thomé, Rodolfo José Ribeiro, e técnicos da UFRRJ.

 - Campos tem tudo para dar um passo gigantesco na economia através de um moderno e funcional Terminal Pesqueiro, como aconteceu nos estados de Maine e Setle, nos Estados Unidos, que fortaleceram sua economia com a atividade pesqueira, a partir do momento que tiraram o pescador de trás da cortina e deram a ele visibilidade, capacitação, dignidade e apoio, como ocorre agora. Estamos desenvolvendo aqui um projeto que será modelo para o Brasil -, prevê Silva Junior. 

O diretor do MPA acrescentou que o projeto Orla, do governo federal, que exige alterações das ocupações da orla do Brasil, e implica em melhorias nos locais onde é comercializado o pescado, somado ao Projeto de um Sistema Municipal da Pesca de Campos, são políticas públicas adotas em parceria pelas três instâncias de governo, que vão tirar pescadores da invisibilidade do mercado e inseri-los no contexto da economia regional. 

Após reunião pela manhã na sede da prefeitura entre os técnicos das secretarias de Pesca e Aquicultura; Meio Ambiente; Obras, Urbanismo e Infraestrutura, com as comitivas de técnicos da UFRRJ; o grupo se deslocou até a região em processo de desapropriação entre o Canal das Flechas e o Canal do Pacheco, para colher detalhes técnicos como as coordenadas geográficas para iniciar os procedimentos para a elaboração do projeto executivo e em relação ao Estudo de Impacto Ambiental com vistas à licença prévia, junto ao Instituto Estadual do Ambiente e à Superintendência de Patrimônio a União, tendo em vista que o Terminal terá a construção de cais e estrutura portuária em área da Marinha do Brasil. 

Nesta sexta-feira (27), o Comitê Gestor se reúne novamente para avançar na elaboração do calendário de trabalho e definir temas como a forma de operação, entre outras ações.










Secom
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!