Super porto começa a operar ainda em 2013 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 18 de agosto de 2013

Super porto começa a operar ainda em 2013

O Super porto do Açu, começa a operar ainda este ano, como previsto. A manutenção do cronograma foi confirmada pela LLX após a assinatura, na semana passada, do Termo de Compromisso com o Grupo EIG, prevendo um investimento de R$ 1,3 bilhão, que permitiu que o empreendimento recuperasse a confiança de investidores e da população do Norte Fluminense.

 A operação deu uma injeção de ânimo na economia local, que vinha contabilizando prejuízos com as centenas de demissões formalizadas em empresas do Grupo EBX e terceirizadas.


Lideranças empresariais da região veem com otimismo o processo que deverá incrementar as obras para consolidar o projeto, que é visto como um marco para alavancar a economia de todo o Norte Fluminense. De acordo com o presidente da representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Geraldo Coutinho, o importante é que o empreendimento siga em frente e seja consolidado.

— Pouco importa quem esteja à frente. Importa é que o porto representa uma oportunidade de crescimento para nossa região, sem paralelo. Importante é que ele se consolide, que aconteça e comece a operar o mais rápido possível — afirmou Coutinho.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Roberto Escudine, também está otimista com a mudança de direção no empreendimento. “Quando o progresso do porto estava vivendo um impasse, houve um impacto no comércio de Campos. Agora, esperamos que, com a volta das atividades, a economia volte a crescer. Acredito que a venda do porto dá um pouco mais de confiança aos empreendedores”.

Termo de compromisso — O documento assinado prevê o investimento na companhia por meio de participação em operação de aumento de capital privado, e quando a operação — que ainda está sujeita a condições precedentes, como a celebração dos contratos definitivos, aprovações regulatórias e societárias aplicáveis — o Grupo EIG se tornará o novo acionista controlador da LLX. O atual, Eike Batista, deixará de integrar a administração da companhia, mas continuará a ser um acionista relevante e preservará o direito de indicar um membro do conselho de administração da LLX.

Os recursos do aumento de capital resultado da assinatura, somados às linhas de crédito existentes, deverão prover a companhia com os recursos necessários na execução do plano de investimento na construção do porto. “Este compromisso assumido pelo Grupo EIG confirma a capacidade de atração de grandes investidores internacionais pela LLX, além das vantagens competitivas e importância estratégica do Super porto”, afirmou Marcus Berto, diretor presidente da LLX.








Folha da Manhã







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!