INSS prorroga prazo de aposentados fazer prova de vida - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 10 de agosto de 2013

INSS prorroga prazo de aposentados fazer prova de vida

O INSS prorrogou até 28 de fevereiro de 2014 o prazo para que os aposentados e pensionistas  que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético façam o recadastramento no banco.


Inicialmente, o prazo seria encerrado no mês que vem. Segundo o órgão, dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não atenderam à convocação para comprovação de vida e renovação de senha. O objetivo da medida é verificar se há fraudes no recebimento de benefícios previdenciários. Quem não fizer o recadastramento pode ter o pagamento do benefício suspenso.

A convocação começou em maio de 2012. Segundo a Previdência, quem já compareceu à agência bancária não precisa realizar outra prova de vida, pois as instituições ainda estão concluindo o primeiro ciclo.

Os bancos estão informando aos beneficiários sobre o recadastramento por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos meios eletrônicos de relacionamento com seus clientes. Quando for convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação etc). Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS, assim como os segurados que residem no exterior, que além do procurador, têm a opção de conseguir o documento de prova de vida no consulado. 

“Os bancos investiram e empenharam todos os esforços para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população”, disse Wilson Levorato, vice-presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).







Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!