Terminal Pesqueiro vai sair do papel - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Terminal Pesqueiro vai sair do papel

Carlos Emir

No Dia do Pescador, os cerca de 400 profissionais da área em Farol de São Thomé, litoral de Campos, tem motivos para comemorar: a notícia da construção do tão sonhado terminal pesqueiro.


A prefeitura publicou no Diário Oficial de ontem (27/6), decreto que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, parte do imóvel localizado em Barra do Furado. 

O decreto define a ser desapropriada, área de 154,6 mil metros quadrados, em caráter de urgência, para implementação do terminal, integrado ao Complexo Portuário Farol-Barra do Furado. O projeto já está em fase de elaboração na prefeitura, que já tem a promessa de receber aporte financeiro do Ministério da Pesca.

Nesta quinta-feira o secretário de Pesca e Aquicultura, Vieira Reis, se reuniu com o secretário de Obras e Urbanismo de Campos, Edilson Peixoto; com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira; e com o secretário de Meio Ambiente, Zacarias de Albuquerque, e o projeto do terminal esteve em pauta.

Indagado se a obra será feita de forma isolada ou paralela à construção do Complexo Logístico, Vieira Reis foi preciso: "O terminal será feito paralelamente à construção do Complexo Logístico e a recomendação da prefeitura é que a desapropriação e todas as providências para tornar este projeto realidade sejam adotadas de forma urgente", explicou.

Uma equipe técnica do Ministério da Pesca já visitou a área e, segundo Vieira Reis, "eles ficaram impressionados com as potencialidades do município para desenvolver a pesca artesanal e industrial. A construção do terminal vai dotar o município de infraestrura para a pesca industrial e dinamizar o setor, gerando empregos", completou.

Ao receberem a notícia do decreto, os pescadores comemoraram. "O Terminal é um sonho de mais de 40 anos. Além disso, teremos subvenção para o diesel. Será uma grande economia para os pescadores", disse o presidente da entidade, Rodolfo José Ribeiro da Silva.







O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!