Pescadores limpam acesso à Lagoa Feia - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 4 de junho de 2013

Pescadores limpam acesso à Lagoa Feia

Enquanto o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estuda a retirada definitiva de tabuas e aguapés que prejudicam o acesso de barcos à Lagoa Feia, pescadores de Ponta Grossa dos Fidalgos limparam, na semana passada, parte da vegetação acumulada no local.



 O problema foi pauta de uma reunião na Uenf, com representantes de órgãos ambientais.

Cerca de 250 pescadores contabilizam prejuízos e se arriscam ao deixar as embarcações distantes da margem da lagoa, já que a vegetação tomou cerca de 200 metros. Segundo o presidente da Associação de Pescadores de Ponta Grossa dos Fidalgos, Nelson Francisco de Carvalho Souza, dos cinco portos, apenas um está dando acesso à lagoa.

— Estamos aguardando uma máquina do Inea para a limpeza da vegetação. Muitos estão deixando de pescar e outros pescadores colocam suas canoas em carroças e levam até o único porto desobstruído — afirmou Nelson, ressaltando que o problema ainda dificulta a oferta de peixe.

O superintendente regional do Inea, Renê Justem, disse que os pescadores realizaram uma limpeza para acesso provisório. “Estamos tentando liberar e, até o final desta semana, vamos providenciar a abertura de acesso para os barcos”, afirmou, destacando que a vegetação se acumulou devido aos fortes ventos registrados. 






Folha da Manhã on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!