Drogas: cuide para que seus filhos não se tornem mais uma vítima - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 11 de outubro de 2014

Drogas: cuide para que seus filhos não se tornem mais uma vítima

Foto Internet

Sabe o que seu filho anda fazendo por ai? Com quem anda?

Já considerou o aumento alarmante de usuários de drogas na sua localidade? Não? Isso é preocupante.

Tais crianças e adolescentes muitas vezes por falta de opção ingressam no mundo das drogas e tem esse “trabalho” como uma espécie de carreira profissional.

As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. 

Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.

As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga. 

A cocaína e o crack

A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.

Dentre todos os componentes do time das drogas, dos componentes do time da morte, está a figura do crack. O crack como o mais avassalador, como o mais devastador de todo o conjunto de entorpecentes ou dos elementos químicos alucinógenos, que torna o seu usuário no maior dependente periculoso e debilitado existente. Torna o dependente capaz de qualquer coisa, capaz de matar ou morrer para sustentar o seu vício.

A maconha pode causar irritabilidade e uma perda gradativa de memória e de concentração. O crack causa desde confusão mental e alucinação até cegueira e morte. 

Crítica é a situação em que se acha o usuário e dependente do crack. Crítica não melhor é a situação em que se vive os seus entes queridos que nada fizeram para merecer tal castigo.

Estamos, sem sombras de dúvidas, em aguda e profunda crise urbana e social relacionada a essa droga avassaladora.

É realidade nua e crua que o tráfico de entorpecentes engrossa as suas fileiras com crianças e jovens que funcionam na organização criminosa como “aviões, fogueteiros, vigilantes, laranjas, informantes e até executores de crimes diversos.” Tais crianças e adolescentes muitas vezes por falta de opção ingressam naquele mundo e tem aquele “trabalho” como uma espécie de carreira profissional.


Você sabe o que seu filho ou sua filha andam fazendo quando estão na rua? Já parou para pensar que podem estar ganhando um dinheirinho extra fazendo papel de aviãozinho por ai?

Se o consumo de drogas constitui um dos principais problemas da sociedade moderna,  o uso dessas substâncias por menores se revela a faceta mais cruel dessa realidade. Por estar ainda em estado de formação, a criança que se droga compromete tanto o seu futuro quanto o da sociedade que a cerca. As conseqüências do uso de entorpecentes na infância são devastadoras, às vezes irreversíveis, de forma que a criança drogada se torna mais excluída socialmente e frágil perante a criminalidade. 

Estamos diante de um grande desafio. Quando falar de drogas aos filhos? Infelizmente os pais, acham que os filhos em idade primária  nunca ouviram falar de drogas. Isso não é verdade. Os pequenos, já escutaram falar nos jornais, na escola com outros amiguinhos, nos filmes, e talvez nunca pelos pais.

Infelizmente no nosso mundo,  as drogas são vistas como sinônimo de poder, força, fama , bem diferente do que  ela realmente é ,  mortal.    Por isso, vem  a grande  importância de passarmos a realidade das drogas o mais cedo possível.

Acesse a CARTILHA para os pais de crianças.

DENUNCIE

Disque Denúncia de Campos (22) 2723-1177. Todas as denúncias são anônimas e existe um cuidado muito grande para que as pessoas não sejam identificadas, principalmente nos casos policiais. 


Aqui em Campos a maioria das denúncias giram em torno do tráfico de drogas, roubos e outros crimes, inclusive algum desvio de conduta de algum policial, ressaltou.

A partir do momento que a denúncia é realizada, a polícia reservada faz um levantamento de inteligência e quando não é caso para a PM a denúncia é encaminha para a polícia competente.
Uma simples ligação pode ajudar a polícia em apreensões de drogas e prisões de bandidos, de acordo com a polícia em todos os casos é importante denunciar.
Quando a pessoa liga para o Disque Denúncia, através do telefone (22) 2723-1177, ela recebe todo atendimento. Algumas pessoas as vezes tem medo de denunciar, mas é sigiloso, a identidade dela não vai ser divulgada. Suspeitou de algo você deve ligar. O serviço funciona 24 horas por dia e a pessoa também recebe uma senha para acompanhar o caso.

TELEFONES DISQUE DENÚNCIA
Campos – (22) 2723-1177
Itaperuna – (22) 3822-1177
Rio de Janeiro – (21) 2253-1177





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!