Saiba o que funciona e o que não funciona no feriado de Corpus Christi - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Saiba o que funciona e o que não funciona no feriado de Corpus Christi

Foto: Carlos Grevi / Mauro de Souza









Você sabe o que vai funcionar durante o feriado? Então é hora de se programar para a folga durante o Corpus Christi.


De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos na quinta-feira (30/05) as lojas do centro não devem abrir, mas, a lei permite que o comércio funcione desde que seja pago os direitos trabalhistas para os funcionários. Já na sexta-feira (31/05) funcionará normalmente.

Ainda segundo a CDL os bancos não funcionam na quinta, mas retornam as atividades na sexta.

Os serviços essenciais, incluindo atendimentos e plantões médico-hospitalares atenderão ao público normalmente.

As repartições públicas municipais não vão funcionar na quinta, mas na sexta ainda não foi definido se será decretado ponto facultativo. Os serviços de capina, mutirão de limpeza, coleta de lixo domiciliar, hospitalar e seletiva continuarão ativos.

HEMOCENTRO

O Hemocentro de Campos atende ao todo 17 municípios nas regiões Norte e Noroeste do Estado. A unidade esta precisando de doações em caráter de urgência já que esta semana algumas cirurgias eletivas foram adiadas.

Durante este feriado o Hemocentro vai funcionar normalmente das 7h às 18h. De acordo com a assistente social, Cristiane Barros, a média diária de doações é de 30, sendo que o ideal é de 70.

“Nossa preocupação com o feriado é que durante esse período aumenta a necessidade por causa de acidentes, não só de trânsito como os domésticos. Além das cirurgias normais que são realizadas diariamente. Nesta semana algumas cirurgias foram adiadas por falta de sangue”, disse.

Homens podem doar no período de dois em dois meses e mulheres de três em três. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 kg, idade entre 16 (com a presença de um responsável) e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

“Quando alguém precisa de sangue o mesmo não pode ser substituído por outra substância. Doar sangue é um gesto de solidariedade e cidadania praticado voluntariamente. Muita gente precisa desse gesto de amor”, finalizou.








Ururau