sábado, 2 de julho de 2016

Gustave Eiffel: engenheiro francês que projetou o farol que dá nome a praia campista



Alexandre Gustave Eiffel também conhecido por Gustave Eiffel, foi um engenheiro francês  nascido em 1832, em Dijon— Paris, e falecido em 1923, que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, da Torre Eiffel de Paris e projetou o grande farol que dá nome a praia campista, o Farol de São Thomé.

Ele está sepultado no cemitério de Levallois-Perre, a obra que lhe trouxe maior popularidade foi a célebre torre de ferro com mais de 300 metros de altura levantada em Paris aquando da Exposição Universal de 1899, a Torre Eiffel.

Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenharia química e iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordeaux. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez, a técnica de fundação de ar comprimido na execução de pilhas tubulares.

Gustave Eiffel chegou a viver em Portugal, em Barcelinhos, de onde projetou as construções em Portugal que lhe estão associadas.


Já experiente, resolveu fundar a sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica, próximo de Paris.
Destacam-se os projetos:

Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).
Viaduto de Garabit, sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120 m de altura.
Cúpula do observatório de Nice.
Ponte de D. Maria Pia na cidade do Porto.
Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal.
Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
Palácio de Ferro em Luanda, Angola.
Casa de Ferro em Maputo, Moçambique.
Mercado Municipal em Olhão, Portugal.
Ponte Ferroviária em Barcelos, Portugal.
Ponte Rodoviária em Pinhão, Portugal.
Farol de São Thomé praia de  Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Catedral metálica de Arica, Chile.

Das suas construções mais conhecidas, salienta-se a estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1886) e a Torre Eiffel (1887-1889).

O farol que dá nome a praia campista teve a sua data de inauguração marcada para 29 de julho 1882, às 15:30 horas, foi escolhida especialmente para coincidir com o aniversário de 36 anos da Princesa Isabel. O monumento tem 45 metros de altura e 216 degraus.
Sua estrutura de 45 metros de altura em ferro fundido não leva solda e antigamente a iluminação era feita utilizando querosene como combustível. 

Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. Com sua inauguração foi possível ser feito o tráfego marítimo  com maior segurança.


Por Fabiana Henriques

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| Geral |

| DESTAQUE |

Como denunciar um crime virtual passo a passo. Perfil falso na internet dá 5 anos de prisão

Divulgação Se passar por outra pessoa na internet é crime de Falsidade Ideológica e o usuário pode pegar até cinco anos de reclusão, m...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.