DENUNCIE a exploração e o abuso sexual de menores - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 14 de maio de 2013

DENUNCIE a exploração e o abuso sexual de menores

De acordo com dados atualizados da FMIJ, de janeiro deste ano até o final do mês de abril, foram registrados cerca de 337 casos de exploração e abuso sexual, de crianças e adolescente de zero à 17 anos, em Campos.

“Esse número pode ser maior se levar em consideração os casos que não foram denunciados e que ainda acontecem. A população não pode se calar. Uma denúncia pode salvar a vida de uma criança ou adolescente que estar por um fio. Você pode ser a salvação de uma vida”, ressaltou a coordenadora do programa, Valéria Peçanha.

“Temos que abrir nossos olhos para essa causa. Essas informações são muito importantes para quem não sabe muito sobre o assunto. Essa violência acontece em lugares que menos esperamos e na maioria das vezes quando descobrimos já é tarde demais. Se as pessoas olharem para o próximo a solução seria bem melhor e mais rápida. É nosso dever ajudar”, declarou a técnica de enfermagem Celina Gomes .
As denúncias podem ser feitas gratuitamente através dos números 100 ou 181. “Além do preconceito na hora de denunciar, outro fator é o medo que a pessoa tem de ter sua identidade revelada. Quem quiser denunciar pode ficar tranquilo, a denúncia é completamente sigilosa”, explicou a coordenadora. 
No I Seminário de Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, que acontece na sexta (17/05), educadores e profissionais envolvidos no atendimento e assistência da criança e dos adolescentes estarão reunidos para debater as ações de combate a violência sexual. O evento acontece no Auditório Cristina Bastos das 8h às 17h.  
As inscrições para o seminário acontecem até a próxima quinta-feira (16/05). Podem se inscrever professores, assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, entre outros. O participante deve informar o nome, endereço, instituição, profissão, telefone e e-mail. Os dados devem ser enviados para o e mail: inscriçaoseminario2013@gmail.com.