Campos já tem casos confirmados de gripe H1N1 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 25 de maio de 2013

Campos já tem casos confirmados de gripe H1N1


Campos já tem casos confirmados de gripe A (H1N1). A informação é do médico Luiz José de Souza, diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD/Campos).

Segundo ele, na última semana, cerca de cinco casos da doença foram confirmados no município. O secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, informou que a vacinação é feita em pessoas que estão no grupo de risco como grávidas, crianças de seis meses a dois anos e idosos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado de São Paulo concentrou 90% das mortes pela gripe A (H1N1) entre o começo deste ano e o dia 12 de maio. Dos 61 óbitos em todo o país em razão da doença, 55 foram em São Paulo.

O médico Luiz José de Souza alerta que o teste diagnóstico para confirmar a doença deve ser feito até o terceiro dia de gripe.

“É importante que o paciente comece a tomar o remédio indicado antes do quinto dia de doença para evitar que a mesma evolua para pneumonia. A maioria dos casos evolui bem, desde que tenha o tratamento adequado”, explica.

A transmissão pode ocorrer pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

  

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, é preciso ficar atento se o paciente apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e prostração. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

  

Recomendações
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus é recomendado:

Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.






Jornal Terceira Via