Expectativa de vagas em TI: 500 mil até o ano de 2020. - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 24 de março de 2013

Expectativa de vagas em TI: 500 mil até o ano de 2020.

Desde que a Petrobrás declarou oficialmente a comercialidade do Pré-Sal em 2007, há uma forte movimentação no mercado offshore e de tecnologia. As recentes descobertas de mais campos produtivos na Bacia de Santos caracterizam a nova fronteira de desenvolvimento e exploração petrolífera.



Os investimentos totais da Petrobras previstos para o Estado do Rio de Janeiro somam R$ 77,1 bilhões no período de 2010 a 2012.
Esses investimentos dizem respeito a projetos realizados pela Petrobras e seus parceiros no desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural nas Bacias de Campos, Santos e no Pré-Sal, além de outros investimentos previstos, mas não detalhados pela empresa.
A expectativa é de que, só o Pré-Sal, gere cerca de 500 mil vagas de emprego até 2020. Segundo análises de mercado, a área de tecnologia vai dominar pelo menos 70% das vagas criadas pela descoberta do Pré-Sal.
Entre os polos de exploração do Pré Sal, estão as regiões da Bacia de Campos e de Santos. O inicio da exploração, previsto para ocorrer até 2015 irá resultar no pagamento de royalties a mais municípios fluminenses, o que pode garantir ainda mais desenvolvimento econômico e social para o estado.
O mercado abrirá as portas e estará ainda mais competitivo. "O crescimento do setor de tecnologia proporcionalmente vai ser ainda maior do que ele é hoje em relação ao PIB do país como um todo", afirma Roberto Mayer, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).
Diante das constantes divulgações das oportunidades de desenvolvimento econômico gerado pelas empresas que farão parte da cadeia produtiva do Pré Sal, a disputa por vagas crescerá exponencialmente.
Nesta hora, ter uma formação junto a uma instituição Microsoft Gold Certified tornará seu perfil diferenciado e mais bem cotado.





Fonte: Sistema FIRJAN / SEBRAE