sábado, 16 de março de 2013

Dengue: hidratação é a receita; doença ‘retira’ líquido dos vasos sanguíneos


As pessoas com suspeita de dengue devem se manter hidratadas para evitar consequências graves da doença.

 A ingestão de líquidos é muito importante e deve ser iniciada aos primeiros sintomas, antes mesmo da primeira consulta médica, que deve ser feita na unidade de saúde do município. A dengue “retira” o líquido de dentro dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação, por isso é tão importante beber água para repor a perda.

A hidratação tem que ser feita tanto em casa quanto no serviço de saúde. Água, sucos, chás e soro caseiro, tudo é indicado na hidratação. Para fazer o soro caseiro, basta adicionar, em um litro de água, duas colheres (de sopa) de açúcar e uma colher (de café) de sal.

Para saber se a hidratação está sendo feita de modo correto, pode-se observar a cor da urina. Se estiver clara é sinal que está menos concentrada e que a ingestão de líquido está surtindo efeito.

Os sintomas clássicos da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no fundo do olho, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas no corpo.

Queda da febre pode não significar melhora 
 
A febre é um dos principais sintomas da dengue. Ao menor sinal da alteração da temperatura do corpo é necessário procurar a unidade básica de saúde do município. No entanto, poucos sabem que a queda da febre pode não significar a melhora do paciente. É nesta hora que os cuidados devem ser redobrados, porque há mais chances de surgir os casos graves.

A orientação é que no primeiro dia sem febre o paciente retorne à unidade de saúde para ser reavaliado pelo médico e detectar se há algum sinal de gravidade, como irritabilidade, sonolência, vômitos que não param, forte dor abdominal, tonteira ou desmaio. Geralmente, o paciente também não sente vontade de urinar.










 

Campos 24 Horas

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| Geral |

| DESTAQUE |

ALAMBIQUE DO LELEY - Lazer, Comida Caseira, Tranquilidade, Ar Puro e a Premiada e Melhor Cachaça do Brasil

Você conhece o Alambique do Leley?  Foto: Fabiana Henriques Para os amantes da boa comida, do lazer, de um bom bate papo e que adora...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.